sexta-feira, 11 de abril de 2008

Discriminação


2 - Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou espevita.
3- Racial, religiosa, sexual, idade.
4-
Racial:
Discriminação de indivíduos, grupos ou povos em função de sua origem histórica ou aparência física, sobretudo cor. O racismo se opõe à ideia de que existe um só género humano, portanto, uma única raça. Mas o racismo pode expressar-se, também, a partir da diferenciação cultural.

Religiosa:
Significa fazer uma discriminação ou distinção com base na religião.

Sexual:
A discriminação sexual significa que as mulheres ainda não atingiram a igualdade real em nenhum país do mundo
Idade: Uma das áreas onde a idade se torna cada vez mais num visível factor de discriminação é na área do trabalho. Os jovens até aos 25 anos são considerados muito novos. Falta de experiência profissional e imaturidade são os argumentos mais comuns. Depois dos 35/40 anos as pessoas são consideradas demasiado velhas para a empregabilidade. Estamos a falar de um período ideal para o emprego de 10 a 15 anos que correspondem a uma ínfima parte da vida de uma pessoa.
5 - Considerando que a Carta das Nações Unidas se funda nos princípios da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos e que todos os Estados Membros se obrigaram a agir, tanto conjunta como separadamente, com vista a atingir um dos fins das Nações Unidas, ou seja: desenvolver e encorajar o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, de sexo, de língua ou de religião.

Sem comentários: